quinta-feira, 29 de março de 2012

Histórico da Escola Jandira Botelho

A escola foi criada no Bairro de Campo Grande que está vinculado à história de Educadora  nossa patrona Jandira Botelho, para atender a demanda crescente de crianças necessitando iniciar o Ensino Fundamental  I.
No início do ano letivo de 2000 a escola começou a atender a comunidade de Campo Grande contando com espaços físico amplos e um grupo de profissionais tão compromissados que mesmo antes de chegar a Direção da Escola as próprias professoras organizaram as turmas e começaram a trabalhar. As primeiras gestões foram indicadas. Surge o primeiro Conselho Escolar, ainda em 2002 surge à primeira gestão da Unidade Executora e com elas as verbas de PDE e PDDE, que nos permitiu implementar muitos melhoramentos para escola. A partir de 2003 tivemos a primeira eleição de Diretora.
A gestão democrática incentiva às iniciativas autorais de projetos e serviços para o melhoramento do processo ensino aprendizagem, desde capacitação de professores bem como fortalecimento da equipe pedagógica hoje com dois coordenadores pedagógicos, mais professor de biblioteca e estagiários de formação de leitores e estagiários de informática.
           O prédio foi construído com fins de escola e no ano de 2000 iniciou o funcionamento contando com 6 salas no pavimento superior e 6 seis no pavimento inferior. Além de uma sala da direção, secretaria, cozinha e banheiros femininos e masculinos, para os estudantes e um grande hall interno. O projeto arquitetônico dotou a escola com salas amplas e o espaço foi bem distribuído. O acabamento contou com uma meia parede decorada com uma barra de cerâmica em toda escola e granito nas bancadas do banheiro e cozinha. Embora a fundação do prédio foi estruturada sobre terreno de aterro, que acumulou sedimento de entulhos ao longo de décadas, sobre uma área de mangue.
            Espaços como biblioteca, improvisou-se e percorreu várias salas desde o início da escola. Foi implementado o Laboratório de Informática, juntamente com o Projeto Telemar, que não só cedeu os computadores como se encarrega da manutenção, além de incentivar a publicação no portal para compartilhar com outras escolas as atividades pedagógicas vivenciadas. A multiplicadora da rede municipal incentivava e formava os professores para o bom funcionamento das Tecnologias da Informação.
As demandas para matrículas continuaram a crescer, utilizou-se até o hall da escola improvisando novas salas de aulas com tapumes de madeira. Caracterizou-se a necessidade de ampliação, e já em 2003 e iniciou-se a construção do anexo. Antes do término desta construção, a escola teve que se improvisar neste espaço anexo e num centro comunitário, por conta da interdição do prédio principal para reforma.Agora em 2007 tivemos uma complementação no acabamento do anexo. E estamos em andamento com um projeto de reestruturação da Biblioteca que foi crescendo em seu acervo e irá integrar com o laboratório de informática. Este passou um tempo desativado por conta de infiltração no telhado que chegou a provocar um curto circuito.
 Ao longo dos sete anos de funcionamento, a escola atuou nos três turnos, com EJA no terceiro horário. Hoje traz a marca da Inclusão nas suas salas de aulas, embora ainda temos que ampliar o acesso. Foi havendo uma acolhida a comunidade através programas do governo como o PET, Escola Aberta e atualmente Projovem, e até iniciativas de particulares, parcerias com Conselho Tutelar, grupos culturais e seguimentos sociais como A.A. No momento estamos também acompanhando entusiasmados as  reuniões do Pró  Metrópole que fará um amplo atendimento à comunidade circunvizinha, dotando de equipamentos urbanos as comunidade de Saramadaia, Vila da Prata, Chão de Estrela, Capilé, situadas no bairro de Campo Grande.

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