Proposta para trabalho de entrega dos Kits
Professora de Biblioteca
Vânia de Moura Campos
Dramatização
Personagens:
- O marcador de livros (Sr. Fininho)
- O livro
- A menina leitora
1ª Cena
(Cada um entra em cena sozinho e se apresenta)
(O livro) fala: – Bom dia! Quantos meninos bonitos, e com cara de
inteligentes. Há não é pra menos todos aqui estão com vontade de aprender e
conhecer um mundo de coisas... Deixem eu me apresentar...Não quero ver se vocês
descobrem quem eu sou...E conto muitas histórias...Faço as pessoas viajarem
para lugares distantes...Faço companhia para elas...Ajudo elas trazendo muito
conhecimento...Já descobriram? Quando elas vão passando minhas páginas eu fico
tão contente, por que vejo como seus olhinhos vão brilhando de felicidade
quando elas vão lendo....Muito bem vocês são muito sabidos parece que todo
mundo aqui é leitor...Até logo mais...Que bom que vocês já me conhecem.
- Crianças estou tão triste vou ficar aqui neste cantinho esperando
ver se alguém lembra de mim. (O marcador
de livros, Sr. Fininho)
(A menina leitora) – Olá crianças estou tão contente... Eu já sei
ler, por isso eu sou agora uma menina leitora. – Pode deixa que eu vou contar
para vocês como isso aconteceu... Eu já estava indo para escola, estava
aprendendo as letras...De repente (estala os dedos) comecei a juntar as letras
e já estava lendo... foi uma alegria só eu não podia mais ver um cartaz já ia
lendo. E ônibus todos que passavam eu ia seguindo com o olhar para ir lendo o
nome... Muito legal! E na biblioteca...Bom demais...
(Enquanto isso o marcador de livro começa a se mexer. Primeiro como
se tivesse se espreguiçando...Depois todo animado começa a chegar mais perto da
menina. Os dois quase esbarram)
(A menina leitora) – Quem é você?
(O marcador de livros) – Pode me chamar de Sr. Fininho, esses meninos
viram quando cheguei aqui bem triste...
(A menina leitora) – Mais você não parece triste agora...
(O marcador de livros) – E não estou mesmo, agora que lhe
encontrei...O marcador de livro só serve se existir leitores, e você disse que
é uma menina leitora.
(A menina leitora) – Não fique triste não, mas eu leitora de poucas
leituras...
(O marcador de livros) – O bom é que você começou e agora vai
querer ler cada vez mais...
(A menina leitora) – Quando eu pego um livro para ler na biblioteca
eu quero ler tudo de uma vez, nunca usei marcador de livro (falando baixinho).
(O marcador de livros) – O que foi que você disse? Não escutei...
(A menina leitora) – É que eu nunca tive um livro só meu para ele
ficar com ele o tempo que quiser...por isso quando eu escolho um livro na
biblioteca eu procuro um livro fininho para eu ler logo e poder devolver para
pegar outro. Oh! sr. Fininho o marcador
de livros não é para aqueles livros grandes que as pessoas começam a ler para e
marca a página para continuar depois?
(O marcador de livros) – Isso mesmo então você já me conhece.
(A menina leitora) – Mais ou menos...
(Nesse momento o livro entra) – Eu cheguei para ficar no meio de
amigos...
Aqui meu amigo e ajudante o marcador de livros e deste lado uma
menina leitora o que eu posso querer mais da vida.
(Cada um passa a comemorar a existência do outro na sua vida)
(Nisso a menina passa a suspirar) – Ah! Se eu pudesse ter um livro
para mim que recebe ele novinho eu iria querer sentir o cheirinho dele
...(enquanto isso o livro se cheira)Eu queria ir lendo devagarzinho...Aí entra
sua vez eu precisaria do sr. seu Fininho, cada parte que eu lesse colocava o
marcador para saber onde parei e depois voltava para continuar a leitura... Eu
não iria querer fazer uma dobrinha nas
suas folhas nem uma manchinha eu já aprendi a cuidar dos livros do mesmo jeito
como os que eu pego emprestado na biblioteca...Lá em casa eu separaria um
espaço para guardar, contaria suas histórias para meus irmão pequenos que ainda
não sabem ler...
(o livro) Eu sinto que você vai ganhar um livro novinho....
(Nesse momento entra a música de Chico “Diário” e eles começam a
dançar...) Termina a musica e ela responde eu prometo...
06 dez 2007 repasse em capacitação
Primeiro foi a bibioteca escolar Luís Jardim
Acompanhei várias etapas desde a eleição para escolha do nome até o projeto de reestruturação com uma verba para a implementação e aquisições necessárias. E algumas contigências me obrigaram a me transferir. Depois foi no projeto de Edição do vídeo, merece uma referência o investimento pessoal e as adversidades encontradas. Quando este momento expressa algumas vivências em biblioteca

Nenhum comentário:
Postar um comentário